3 de jun. de 2009

NOTÍCIAS RELACIONADAS - Prazo é o principal entrave dos projetos nas empresas, diz pesquisa

Prazo é o principal entrave dos projetos nas empresas, diz pesquisa

Problema foi apontado por 66% dos entrevistados, segundo o Project Management Institute.
Levantamento foi feito com 184 grandes empresas do país.

A falta de cumprimento de prazos é o principal entrave dos projetos nas empresas, segundo apurou a quinta edição do Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil, realizado pela organização internacional Project Management Institute (PMI). Na pesquisa feita com 184 grandes empresas do país, o problema aparece seguido por falhas de comunicação (64%) e mudanças constantes de escopo (62%).

Segundo o coordenador-geral do estudo, Américo Pinto, a questão do limite de prazo liderou em todos os anos, dado que ele considera como crítico. Pinto ressalta que os projetos desenvolvidos pelas empresas representam a materialização de suas estratégias, e a falta de administração de tempo reflete que as organizações não estão suficientemente preparadas para lidar com o gerenciamentos de projetos. "Num mercado competitivo, isso é grave, pois fatores como lançar um novo produto ou fazer um contato no momento certo podem determinar o sucesso de uma empresa", alerta.

O coordenador da pesquisa avalia que o gerenciamento de estratégias vai além da questão metodológica e organizacional. "Para o sucesso de um projeto, é importante investir na capacitação e organização interna para obter o melhor resultado em termos de prazo".

Habilidades

As habilidades mais valorizadas pelas empresas, de acordo com a PMI, são liderança (89%), comunicação (78%) e conhecimento técnico em gestão de projetos (75%). Já as aptidões que as organizações consideram mais deficientes nos gestores de projetos são comunicação (53%), gestão de conflitos (42%) e capacidade para integrar as áreas (35%).

"As pessoas acham que o foco de gerenciar projetos é a parte técnica, mas lidar com pessoas e ter uma comunicação adequada é muito importante", avalia. "Hoje as empresas demandam muito mais na parte comportamental que técnica", conclui Américo Pinto.

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL336902-9356,00-PRAZO+E+O+PRINCIPAL+ENTRAVE+DOS+PROJETOS+NAS+EMPRESAS+DIZ+PESQUISA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário