UM ESTUDO NAS AGÊNCIAS DE UM BANCO DE VAREJO PÚBLICO
Denise Del´Prá Netto Machado¹
Acilão Gonçalves Antunes²
RESUMO
Este trabalho trata da verificação dos perfis dos gestores das unidades organizacionais de um Banco de Varejo Público. As referências teóricas restringiram-se às Teorias das Características de Personalidade (TC), Estilos Comportamentais (EC), Sistêmicas Situacionais (SS), Gestão do Sentido (GS) e Arquitetura Organizacional (AO). A metodologia de pesquisa foi a de levantamento e survey, com a aplicação de questionário com 30 pares de afirmações, em que cada uma das linhas teóricas é representada por 12 afirmações. O objetivo foi identificar e avaliar os estilos de gerência adotados por um grupo de nove administradores, em agências localizadas no estado de Santa Catarina. As agências pesquisadas guardam similaridades em relação a sua estrutura e clientela, atuam no interior e têm entre 15 e 30 funcionários. A verificação do perfil partiu de como o gestor se vê e de como é visto pelos subordinados. Buscou-se aliar à pesquisa, aspectos demográficos da amostra. A pesquisa não revelou diferenças significativas em relação aos perfis traçados. Houve uma preponderância maior nas freqüências em relação às tipologias Gestão do Sentido (GS) e Arquitetura Organizacional (AO). Não ficou evidenciado que as variáveis demográficas, como tempo de banco, escolaridade, estado civil e gênero tivessem relação com os resultados obtidos.
Palavras-chave: Estilos de liderança. Banco de varejo público. Liderança.
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